21.6.05

Décimo.

Dê um murro na sua cara. Com força. Murro de caminhoneiro bêbado. Bóra. Murro de macho. Murro pra acordar roxo. Pra destruir os capilares da bochecha. Pra impedir que o sangue volte ao normal por causa do inchaço descomunal que se instalou na face esmurrada. Esse tipo de murro.

Pronto.

Ouvir o antológico "Peace Sells... But Who's Buying ?" é a mesma sensação. Porra de álbum do caralho de asa de unicórnio. Dave Mustaine e Cia estavam inspirados quando compuseram este clássico dos primórdios do trash metal. Simplesmente fantástico.

Mas ainda assim, tem seus defeitos, como tudo.

Eu li um negócio interessante num artigo sobre a NWOBHM. No comecinho, o articulista dizia que as bandas como Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath - os jurássicos do heavy metal - no final do anos 70, estavam, apesar de decandentes, "super-popularizadas" e, logo, intocáveis. A NWOBHM foi uma reação a esta decadência do heavy metal, composto por bandas como o Iron Maiden, o Saxon, o Judas Priest, o AngelWitch, o Samsom.

Et coetera.

Só os fraco.

Mas a aula de história fica para depois. O que eu quero discutir é o que o cara disse sobre a popularidade das bandas citadas.

É o que acontece em vários campos da cultura humana, e eu já tinha percebido que algumas coisas, algumas categorias, tem status de dogmas, são intocáveis, estão sedimentados nas nossas cabeças. E nunca tinha - realmente - entendido porque e como elas conseguem essa tão almejada classificação.

Daí o cara disse, logo ali em cima: "Super-popularização."

A coisa tem um quê que chega nas cabeças de tantas pessoas da mesma maneira - atingindo todas de uma maneira positiva - que aquilo é socialmente colocado como "bom." Ninguém PODE falar mal do Iron, ou do Judas: é pecado, meu caro.

Mas dogmas são perigosos e todo mundo sabe disso. Por isso que eu disse que o "Peace Sells..." tem defeitos, apesar de ser um álbum do caralho. Foi estabelecido socialmente - talvez não, hum... - que o Metallica, o Anthrax, o Megadeth e o Slayer são os quatro pais do Trash Metal norte-americano.

É uma discussão filosófica que todo mundo fica dando voltas e voltas e voltas e num chega a canto nenhum sem sair do início. E eu não tô com saco agora pra continuar ela, infelizmente, muito infelizmente. Mas depois eu retomo ela e a história da New Wave Of British Heavy Metal.

Hum, estou prometendo coisas que não vou cumprir. Provavelmente. Mas ninguém disse que escrever era fácil.

Out, God, Jesus and Satan.

Nenhum comentário: