22.7.05

Quadragésimo Segundo - Piada II.

O índio entra no Congresso.

- Eu só quero os meus direitos !
- E os esquerdos ?
- Ãh ?
- Vossa senhoria não gostaria de alguns esquerdos também, afinal vir lá da Amazônia só para pedir seus direitos parece um tanto quanto inócuo.
- Eu quero registrar que concordo com o que vossa senhoria acabou de dizer: esquerdos são essenciais.
- Não ! Mas peraí ! Eu não disse que esquerdos são essenciais ! O que eu quis dizer...Sugerir, na verdade, é que o companheiro imigrante...
- Ele também é um brasileiro !
- Eu concordo com vossa senhoria, mas se eu pudesse...
- Isso é discriminação contra o verdadeiro habitante deste país ! Vossa senhoria é racista !
- Mas nunca que eu fui discortês com o presente representante dos habitantes da floresta amazônica, vossa senhoria !
- Eles não moram numa floresta, senador ! Ao contrário do que vossa senhoria possa pensar, eles moram em casas construídas...
- Ocas ! Não são casas !
- Mas isso é outra história !
- Pois eu acho que é relevante !
- Mas, vossa senhoria, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa ! O debate se essas pessoas moram em casas ou ocas parece-me um tanto quanto longe do que eu queria expressar.
- Eu gostaria de pedir aos senhores senadores que escutassem a visita...
- Se nós resolvêssemos logo esse debate das casas e das ocas, daí poderíamos...
- Mas não tem debate !
- Como não ? Estamos debatendo agora mesmo !
- Não estamos debantendo isso, o que eu quero dizer...
- Pois eu sei o que vossa excelência vai falar...
- Vossa senhoria não pode roubar o direito de outrem de se expressar ! Isso é facismo !
- Vossa excelência, gostaria de registrar que nunca tive simpatia por qualquer tipo de regime nazista, neo-nazista, facista ou fundamentalista de qualquer sorte.
- Mas ninguém falou em fundamentalismo nesta casa...Até agora !
- O que vossa senhoria está insinuando ?!
- O que vossa senhoria sabe dos múltiplos atentados que estão ocorrendo no Reino Unido ?
- Inglaterra.
- Que seja !
- Vossa excelência ! Vossa senhoria acaba de quebrar o protocolo desta casa, faltando com o necessário decoro parlamentar ! Gostaria que houvesse algum tipo de ação da sua parte !
- A queixa de vossa senhoria está anotada e será processada pela mesa.
- E os atentados ?!
- Vossa excelência vai deixar que uma ação vilipendiosa e decrépita de tal sorte sorte passe impune ?! Eu não aceito isso ! De jeito nenhum ! Vou me retirar desta casa nesse momento e gostaria que meus companheiros me acompanhassem !
Daí, todos os senadores foram embora.
Fin.

Nenhum comentário: