16.8.05

Septuagésimo Segundo - Do Signo I.

Seguinte, meu caro pupilo.

Existe um conceito, uma categoria linguística, chamada de "signo". Ele não possui existência material. Você não pode pegar no signo. Ele é "imaterial".

Agora, o signo tem um negócio chamado de "imagem acústica". Essa "imagem acústica" é uma das duas características dele - a outra é o significado do signo.

Imagem acústica: é a imagem que fazemos do som em nosso cérebro.

Ora, mas aí eu digo "Som é ouvido, não é visto ! Como ver a imagem do som ?"

O que acontece é que o signo tem um pacto com o nosso cérebro. Um pacto para tornar a nossa comunicação e a nossa linguagem mais eficientes.

Por exemplo, se eu - que nasci e vivi em Fortaleza - digo "titia" com o T chiado e o meu irmão que mora no rio Grande do Norte e foi criado lá diz "titia" com a língua pegando no céu da boca, todo mundo vai entender que nós estamos falando da mesma pessoa: a irmã da nossa mãe ou do nosso pai.

Embora a pronúncia seja diferente, a imagem acústica que nós formamos do signo "titia" permanece em nosso cérebro. Ela não é o significado, cuidado ! Significado é conceito - a quem o signo se refere - imagem acústica é som psíquico - como o som do signo se manifesta no nosso cérebro e lembra a gente do conceito associado àquele som.

Complicado, mas Linguística é legal por isso. ^^.

Nenhum comentário: